quarta-feira, 17 de junho de 2015

Tomando o cuidado para não ferir

A atitude tradicional no início de um projeto de auxílio ao necessitado é procurar a resposta para a pergunta: "qual é a sua necessidade?" Nada mais natural, partindo do ponto de vista de quem se propõe a ajudar. Mas esta pergunta é a mais sensata? será a mais correta? Ela não parte do princípio de que quem ajuda está em posição superior (e não em "melhor situação") a quem supostamente necessita de auxílio? Não é uma forma delicada de questionar "o que está errado com você? como posso consertar?"
Pensemos nos textos anteriores desta coluna. Esta não seria uma forma de iniciar um projeto social machucando quem se pretende socorrer, e a nós mesmos?
Um melhor ponto de partida, que considera o próximo como um igual em dignidade, não seria perguntar "o que está certo como você? Quais dons Deus lhe deu que você pode usar para melhorar a sua qualidade de vida e a do seu vizinho? Como as organizações da sua comunidade podem trabalhar em conjunto em prol do bem comum?"
O que está errado na primeira visâo?
Além do que já foi exposto nos textos anteriores (disponíveis na página do SADO), a visão de que falta algo na vida do próximo / comunidade que é alvo da minha tentativa de auxílio conduz a projetos que visam a doação: comida, roupas, abrigo, dinheiro. Quem é auxiliado é um "cliente", um "beneficiário"; não é um ator, um promotor. A experiência demonstra que esta tática não se sustenta por muito tempo, não promove a capacitação das pessoas ou comunidades, exarceba o sentimento de inferioridade e de ausência de esperança. E pior, ao ser encerrada, deixa a pessoa / comunidade em situação pior do que antes.
O caminho com maior chance de "empoderar" (ou seja, fazer as pessoas descobrirem o seu próprio poder e a como usá-lo) é propor às pessoas / comunidade questões como "quais questões você considera importantes serem enfrentadas? quais os problemas que você vê a solução deles como necessária? Quais habilidades e recursos que você possui que podem auxilíá-lo nestas questões?"
A experiência também mostra que é superior em resultados, tanto em qualidade quanto em duração, estimular o próximo a ser um mordomo fiel dos seus dons e recursos, uma das formas de adoração ao nosso Deus.
do livro "When helping hurts", cap 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário