quarta-feira, 24 de junho de 2015

O Jogo dos Sete Erros

Usando as ideias discutidas nos textos anteriores (disponíveis na página do SADO), analise os erros cometidos na relação de ajuda na história abaixo, verdadeira. Como os personagens envolvidos foram feridos?

Graça era uma feiticeira em uma favela em Kampala, capital de Uganda. Ela decidiu tornar-se cristã através do trabalho missionário de uma ministra, Elizabeth. Ao fazê-lo, abandonou seu trabalho de feitiçaria, que lhe garantia a sobrevivência e financiava o seu alcoolismo pesado. Após sua conversão (e os efeitos eram visíveis, no seu comportamento, na sua face, na paz em que vivia) , compareceu assiduamente aos trabalhos da igreja na sua favela por 5 semanas, quando faltou pela primeira vez.  Os membros da comunidade, formada por refugiados financeiramente pobres, informaram que havia o boato de que ela estaria doente. A ministra e o autor do livro foram guiados por um deles até o local onde ela morava. Atravessaram ruelas mal cheiorosas, com fezes à mostra, esgoto a céu aberto, lixo dos mais variados tipos espalhados, pessoas jogando e se drogando. O autor é um norte-americano, alto até mesmo para os padrões do seu país. Enquanto caminhava, por 10 minutos, para dentro da favela, não deixou de, involuntariamente, chamar a atenção.
Graça foi encontrada na sua choça, praticamente inconsciente, ao lado de um prato sujo com restos de comida e mosquitos. Com dificuldade, a missionária conseguiu ouvir a explicação do que ocorrera. Graça tinha AIDS e estava com amigdalite. Procurara o hospital da localidade, que se recusou a tratá-la. Ela, então, pagou a uma conhecida para que lhe tirasse, com uma faca de cozinha, suas amígdalas.
Após orarem, ambos se retiraram rapidamente do local, retornando à igreja. O autor, sentindo-se impotente, comentou com os irmãos que temia que Graça sucumbisse em função de alguma infecção e indagou sobre o custo de antibióticos. O tratamento com penicilina custaria quinze mil shillings ugandenses, cerca de oito dólares (quase trinta reais). Ele retirou do bolso o dinheiro e passou-o à missionária. Como já era tarde, e ele não desejava deixar a favela à noite, foi embora e Elizabeth providenciou o medicamento.
Uma semana após, Graça compareceu à igreja plenamente recuperada e o autor do livro acreditou que havia salvado a vida dela aquele dia com a penicilina e os oito dólares.
Até que a ficha caiu... Quais foram os erros que ele cometeu?
do livro When helping hurts, cap 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário