quarta-feira, 17 de junho de 2015

O veneno do paternalismo

Os textos anteriores têm mostrado que ajudar o necessitado não é uma atitude tão simples assim. Há muitos aspectos a considerar e muito prejuízo pode ser causado, mesmo sem querer. Uma boa regra geral para evitar problemas é...evite o paternalismo.

Paternalismo é uma palavra com vários significados. No nosso contexto, paternalismo é não fazer pelo outro aquilo que ele mesmo pode fazer.
O que há de errado com ser paternalista?
Vamos examinar esta questão vendo quais atitudes paternalistas podem ocorrer na relação de ajuda.
1. paternalismo de recursos
Frequentemente a necessidade do outro é vista apenas em termos econômicos. Então, o mais abastado entende que ajudar é fornecer recursos financeiros. Mas frequentemente o que a pessoa, ou a comunidade, necessita é exercitar de forma mais racional e produtiva seus próprios recursos. E quando se está lidando com uma comunidade, ofertar bens e recursos de fora pode levar à falência os pequenos negócios legítimos existentes. Um "tiro pela culatra".
2. paternalismo espiritual
Tentação muito frequente entre os com educação formal "avançada": imaginar que a verdadeira vida espiritual está ligada ao conhecimento acadêmico da Bíblia, e não à prática da oração enraizada nas dificuldades do dia a dia. Imaginar que aquela pessoa, ou comunidade, que necessita de algum auxilio para ser uma pessoa, ou comunidade, mais próxima do projeto original de Deus para ela nada tem a ensinar a quem ajuda, que Deus está ausente dos seus pensamentos e vivências.
3. paternalismo de conhecimento
Outra tentação frequente: considerar que, ao propor ajuda, estamos e somos melhor capacitados que aqueles a quem nos propomos a auxiliar a saber o que é melhor para as suas vidas no contexto em que elas ocorrem. Que a nossa cultura (ou seja, nosso modo de ver o mundo) é mais apropriada; que nossas ideias são melhores e mais produtivas; que temos conhecimento completo de todos os aspectos da realidade que o(s) necessitado(s) vive.
4. paternalismo de trabalho
Executar um trabalho que o(a) necessitado(a) pode perfeitamente executar, tomando-lhe o lugar e a responsabilidade.
5. paternalismo gerencial
Estabelecer os prazos para que os projetos ocorram, e executá-los dentro do nosso prazo se a pessoa, ou comunidade, não o fizer.
O grande pecado do paternalismo é substituir o alvo (auxliar o chamado necessitado a ser melhor mordomo de seus recursos) pelos recursos (bens materiasi).
do livro "When helping hurts", capítulo 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário