quarta-feira, 17 de junho de 2015

Guia para avaliar a assistência a quem dela necessita

1. a pessoa, ou a população, que está sendo socorrida deve ter participação efetiva na análise, planejamento, implementação, monitoramento e avaliação da assistência oferecida.

2. a situação causadora da necessidade, ou do desastre, deve ser avaliada para que a assistência seja a resposta mais adequada possível.

3. dê a assistência somente se a pessoa, ou população, não for capaz de suprir a necessidade por seus próprios esforços ou recursos.

4. a assistência deve visar o vulnerável e o necessitado; quando envolve mais de uma pessoa, deve ser imparcial e igual para todos.

5. a assistência deve ser fornecida por pessoas capacitadas para ela, com experiência necessária para cada necessidade específica, e com atitude necessária para não causar dano.

Por que estes pontos são importantes?
Para nós, cristãos, são importantes porque Deus, que é Trabalhador, nos ordena que O louvemos através do nosso trabalho. Se nosso auxílio impede o próximo de louvá-Lo através do seu trabalho pessoal, nós estamos desobedecendo a Ele e impedindo uma pessoa de adorá-Lo e buscar ser o que Ele deseja que ela seja.
adaptado do livro When helping hurts, capt 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário