quarta-feira, 17 de junho de 2015

Alívio, Reabilitação ou Desenvolvimento?

Como visto na última reflexão, nem toda pobreza é igual, mesmo que seja no aspecto econômico. Há situações em que a resposta adequada é o alívio momentâneo, outras a reabilitação e outras o desenvolvimento. E errar a resposta, oferecendo um auxílio inadequado a determinada situação, é um dos problemas que as igrejas "preocupadas com o social" enfrentam, e um dos momentos em que mais se equivocam.
Frequentemente a situação trazida para análise é apresentada como necessitando de alívio imediato. E não é incomum que a pessoa carente assim acredite. Mas como aumentar as chances de acertar no remédio e reduzir as de errar?
Primeira pergunta: há realmente uma crise? A crise é caracterizada pela possibilidade real de sérios danos a curto prazo se alguma medida não for tomada e o necessitado não tem a mínima condição de providenciar alguma solução verdadeira. Se as consequências da não ajuda não forem imediatas e contornáveis a um prazo razoável, é provável que o necessitado possa resolver a situação com seus próprios recursos.
Segunda pergunta: a situação trazida é consequência imediata de uma ação equivocada do necessitado? Não havendo nenhum dano irreparável com o não alívio da situação, seria educativo para aquela pessoa perceber que as ações, ou omissões, têm consequências previsíveis e que todos somos responsáveis por estas consequências?
Terceira pegunta: o necessitado pode resolver sozinho o problema? Se ele pode resolver por sua própria conta dentro da legalidade e da moralidade, dar o auxílio solicitado é minar a possibilidade dela ser mordoma dos bens e dons que Deus lhe deu, não Lhe prestando o devido louvor através da mordomia correta.
Quarta pergunta: o necessitado que solicita ajuda já o fez quantas vezes a você ou a sua comunidade? será possível que você ou a sua comunidade seja a décima ajuda ofertada para a solução do mesmo problema? Há tristes exemplos dessa situação: quantas cestas básicas, que deveriam ser usadas imediatamente, são revendidas na esquina logo após recebidas? quantas vezes pessoas recusam a chance de obter trabalho, mesmo que informal, optando por solicitar auxílio imediato, urgente, todos os dias?

do livro "When helping hurts", capítulo 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário