sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ajudando o pobre: o caso de Alicia

Na semana passada, o caso de Alicia foi analisado: jovem moradora de área pobre no centro de uma metrópole, mãe de 5 crianças de 3 diferentes pais, vivendo às custas de auxílios oficiais. As quatro áreas estavam afetadas: uma visão distorcida de si mesma (uma pessoa sem valor para si mesma e para o próximo), uma visão distorcida da realidade (a pobreza somente existe pela preguiça do pobre), uma visão distorcida do próximo (a vida humana não tem valor) e uma visão distorcida da graça de Deus (Ele não a socorria).
A situação de Alicia começou a mudar quando a diretora da escola local a contratou como auxiliar de professora por meio horário. Ela observou que Alicia tinha um dom natural de ensino e a encorajou a terminar seus estudos para seguir a carreira de professora. A aproximação da diretora levou-a a começar a acreditar em si mesma, tanto pela relação pessoal mais próxima como pela disposição dela em estimular o crescimento pessoal de Alicia. Na mesma época, a legislação que autorizava o auxílio financeiro foi modificada, limitando o tempo de usufruto do benefício. Por isto, Alicia buscou um serviço em tempo integral, concomitante ao retorno aos estudos - o que lhe foi oferecido pela mesma diretora.
Ou seja, a visão distorcida sobre si mesma foi corrigida e a estrutura social (o ambiente econômico) modificada.
As igrejas podem fazer parte de processos semelhantes: oferecendo empregos (através dos seus membros ou da própria instituição) em tempo parcial ou não é uma forma de incrementar o currículo e a habilidade, além do retorno financeiro. E pode oferecer algo único, o Evangelho que alivia o último componente da pobreza de Alicia, o seu desconhecimento e o não uso do seu trabalho para a glória de Deus.
As modificações na vida de Alicia não se deram porque ela "resolveu tomar providências". Elas existiram porque alguém a socorreu, viu suas habilidades, incentivou-a a aperfeiçoá-las e a lutar para ser alguém. A diretora não focava projetos ou produtos, mas pessoas. O sistema politico foi levado a reavaliar seus esforços na erradicação da pobreza, e incentivar o pobre a ser ator, e não mero expectador. Alicia mudou porque o mundo a sua volta também mudou, e isto a nutriu e a fez desabrochar.

[do livro When helping hurts]

Nenhum comentário:

Postar um comentário