segunda-feira, 2 de março de 2015

O que é pobreza: a resposta faz diferença?

No artigo anterior vimos que os pobres veem pobreza de uma forma diferente daqueles que não são pobres. Mas isto faz alguma diferença? O conceito é tão importante assim?
Vamos ilustrar com uma outra situação. O que o médico deve tratar: o sintoma ou a doença? Tratar a febre apenas traz conforto momentâneo, mas a pessoa pode morrer da pneumonia; e. ao tratar a pneumonia, a febre também será tratada, e não haverá óbito.
Mas e se o médico errar na escolha do antibiótico? Talvez a cura se atrase, ou, em uma situação mais grave, a pessoa não tenha tempo de se recuperar com um outro antibiótico e venha a falecer, porque o profissional errou no diagnóstico e prescreveu de forma inadequada.
Quando se fala de auxiliar o pobre (lembram-se dos textos anteriores que descreveram as várias formas de se agir socialmente? o ensino, a assistência e a transformação da sociedade...) vários diagnósticos são possíveis, e as medidas tomadas serão de acordo com o diagnóstico realizado.
diagnóstico                                        tratamento
falta de conhecimento                        ensino
opressão social                                   luta pela justiça social
pecados individuais                            evangelização e discipulado
falta de recursos materiais                  fornecer os recursos necessários
Mas e as causas primeiras de cada um destes diagnósticos? serão sempre as mesmas para todos os pobres? serão diferentes conforme cada caso?

Um diagnóstico correto e abrangente é essencial para que não haja pobre ferido no processo de ajuda...e nem ajudador ferido no mesmo processo...
[adaptado do livro "When helping hurts", capítulo 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário