segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O que é pobreza: a opinião do pobre

Haverá mais de um conceito sobre o que é pobreza? Você já pensou nisto? Qual é o seu conceito particular do que é ser pobre?

Leia a seguinte história e responda novamente.

O Banco Mundial surgiu ao final da segunda grande guerra com o objetivo de reconstruir os países dilacerados pelo conflito. Seu sucesso foi significativo, e após algum tempo, buscou auxiliar na construção dos países chamados "subdesenvolvidos" ou "em desenvolvimento". Após repetidos fracassos (inesperados, pois funcionou com os demais países) a instituição procurou entender o que acontecera. Entrevistou mais de 60.000 pessoas de 60 países, buscando a resposta para uma simples pergunta: "o que é pobreza?". Eis algumas respostas:

* "para o pobre, tudo é terrível - doença, humilhação, vergonha. Nós somos inválidos; nós tememos tudo; nós dependemos de tudo mundo. Ninguém necessita de nós. Nós somos como lixo do qual todos querem se livrar." (Moldávia)
* "quando não tenho algum alimento para levar para minha família, peço emprestado, principalmente aos amigos e vizinhos. Sinto-me envergonhado na frente das minhas crianças quando não posso ajudar a alimentá-las. Não me sinto bem quando estou desempregado. É terrível."  (Guiné Bissau)

* "nos últimos dois anos não celebramos nenhum feriado. Não podemos suportar convidar alguém para nossa casa e nos sentimos desconfortáveis visitar outros sem levar nenhum presente. A ausência de contato deixa depressão, cria uma sensação permanente de infelicidade e um sentimento de baixa autoestima." (Letônia)
* "quando alguém é pobre, se cala em público, se sente inferior. Ela não tem comida, então há fome em sua casa. Sem roupas e sem progresso na família." (Uganda)
* "o pobre tem um sentimento de falta de poder, e uma incapacidade de se fazer ouvir." (Camarões)
* "sua fome nunca é satisfeita, sua sede nunca acaba. Você não dorme até estar exausto." (Senegal)
* "se você está faminto, você sempre estará faminto. Se você é pobre, você será sempre pobre." (Vietnã)
* "o que determina pobreza ou bem-estar? O destino dos povos indígenas é ser pobre." (Equador)
Os membros de igrejas norte-americanas brancas (você também?) tendem a enfatizar a pobreza como a falta de bens materiais como comida, dinheiro, água tratada, remédios, habitação, etc. O que os exemplos acima sugerem é que os pobres (tanto da pesquisa do Banco Mundial quanto de outras) falam tipicamente em termos de vergonha, inferioridade, ausência de poder, humilhação, medo, falta de esperança, depressão, isolamento social, falta de ser ouvido.
Com qual dos conceitos de pobreza devemos operar: com o nosso ou com o deles?
Quais as consequências de escolhermos cada conceito?
Fará diferença escolher um ou outro?
(do livro "when helping hurts", capítulo 2, com pequenas adaptações.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário