terça-feira, 30 de julho de 2013

A Educação de surdos no Barro Preto



Prof. Geraldo Celestino Fernandes
Fonoaudiólogo Luis Eduardo Cordeiro Penna

A Escola Estadual Francisco Sales foi instalada em 21 de janeiro de 1910, tendo a denominação de Escola do Barro Preto. Em setembro de 1911, foi transformada em Grupo Escolar, recebendo a denominação de Grupo Escolar “Francisco Sales” em homenagem ao ilustre mineiro Dr. Francisco Sales e funcionou como escola mista. Foi o 4º Grupo Escolar criado na Capital e 91º do Estado de minas Gerais. Em 1974 passou a denominar-se Escola Estadual Francisco Sales, de 1º grau. Em março de 1983, o Instituto de Deficiência da Fala e Audição foi fundado, transformando-a em Escola Estadual Francisco Sales – I.D.F.A. – Instituto de Deficiência da Fala e da Audição. O público atendido por esta instituição compreende alunos com deficiência auditiva e outros comprometimentos associados.

A Proposta pedagógica da Escola foi construída coletivamente com base no diagnóstico da Instituição, na busca de uma escola que possa assumir um compromisso de fortalecimento da cidadania visando a melhoria do ensino-aprendizagem em todos os sentidos, redefinindo a sua missão diante dos desafios do mundo contemporâneo e o seu verdadeiro papel na educação dos cidadãos do terceiro milênio.

A Escola Estadual Francisco Sales – I.D.F.A. busca oferecer um ensino de qualidade para que o aluno tenha condições do exercício da cidadania com dignidade e meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores; trabalha o potencial do aluno surdo acreditando em sua capacidade, buscando sanar as dificuldades da escrita e da comunicação; promove encontros com a família, também parte do processo educativo, orientando-a; educa com profundo respeito ao ser humano para que este tenha direito à educação, trabalho e lazer, cujos valores vivenciados de amor, solidariedade e dignidade, expressem um compromisso com a situação atual, lutando por uma sociedade justa; oferece o espaço para a organização e sistematização do conhecimento, desenvolvimento integral do educando, formação para a cidadania, aprimoramento da pessoa humana, incluindo a formação ética; busca desenvolver a autonomia intelectual, do pensamento reflexivo e crítico, garantindo assim as condições necessárias para o exercício pleno da cidadania e da construção do conhecimento sistematizado, propiciando uma aprendizagem mais efetiva e, consequentemente, maior sucesso escolar com melhores índices de avanço.

A Escola Estadual Francisco Sales – I.D.F.A. busca tornar-se uma escola de referência no âmbito escolar para deficientes surdos com ou sem deficiências associadas, formando alunos para o desempenho de sua vida social, trabalhista de forma plena, de acordo com suas habilidades. Para cada grupo específico, há objetivos específicos para o atendimento destes. Isto quer dizer que o que se propõe é desenvolver um trabalho que procure aliar o currículo de vida do aluno ao currículo escolar, dentro de um prisma maior, construindo o saber, a partir de uma visão mais concreta da realidade. Preocupa-se com a excelência do educando e com a formação do indivíduo ativo na sociedade: crítico, reflexivo, ético, justo, autônomo, perseverante e solidário, sintonizado com os valores da família em que é parte.

Como vivemos em um mundo marcado pelas diferenças e demandas sociais, a escola considera também a importante missão de oferecer práticas pedagógicas que atendam às diferenças, valorizando-as como elementos de crescimento, fazendo-se necessário diversificar e adaptar os conteúdos, a fim de garantir a inclusão de todos os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário