terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

A verdade sobre o suicídio


(tradução da entrevista com Albert Y Hsu, autor do livro "Superando a dor do suicídio", publicada na revista Christianity Today, novembro 2017, disponível em http://www.christianitytoday.com/ct/2017/november/suicide-americans-taking-their-own-lives-church-al-hsu.html)

Como é quando alguém que amamos se suicida?
Os conselheiros chamam esse tipo de sofrimento de “luto complicado”  ou “falecimento complicado”, porque as pessoas atingidas lidam realmente com duas realidades: sofrimento e trauma. O sofrimento de perder um ente querido é normal e esperado, mas suicídio provoca trauma. Ao lidar com o suicídio não há um caminho fácil para a paz,  e a jornada de luto circula continuamente em todos os tipos diferentes de emoções e sentimentos.

Então é importante perceber que este luto vai atingir você de diferentes maneiras.
Certo. Para os enlutados, há muitas emoções que são comuns, seja angústia, dor ou culpa e vergonha de sobreviventes. Aqueles que perderam um ente querido para o suicídio muitas vezes se sentem culpados. Por que não vi isso? Por que não fiz algo para evitar isso? Então eles se sentem culpados por não terem conseguido detê-lo. Há algo errado sobre minha família, algo errado sobre o meu ente querido, e eu não quero falar sobre isso porque é vergonhoso.

Também nos sentimos um conflito interno porque se tivesse sido um assassinato, poderíamos odiar o assassino. Mas neste caso, o assassino é o amado, então nós o afligimos e nos atacamos ao mesmo tempo, o que nos deixa divididos e exaustos. Essa raiva é normal, e não devemos tentar fechá-la. Mas devemos ter cuidado com respostas mais autodestrutivas para uma perda. Alguns agredidos se voltam para o consumo de álcool ou drogas, enquanto outros podem realmente tentar encenar os passos de seus amados. Eles podem ficar segurando uma arma olhando no espelho ou em uma saliência de varanda, tentando descobrir o que estava acontecendo em sua mente. Precisamos ter cuidado com essas respostas autodestrutivas e ter a nossa comunidade de olho em nós.

Como sua comunidade cuidou de você após o suicídio de seu pai?
Nós frequentávamos nossa igreja há menos de um ano, mas meu pastor na época e sua esposa dirigiram sete horas para Minnesota (do Illinois) para comparecer ao funeral. Essa foi uma tremenda declaração de luto daqueles que lamentam e sofrem com os que sofrem.

As pessoas mais úteis foram aquelas que se fizeram presentes conosco sem  procurarem nos dar respostas e correções rápidas. Declarações e perguntas como "Conte-me sobre o seu pai" ou "O que você quer lembrar sobre ele?" ajudam o enlutado a refletir sobre a vida e não apenas a morte do ente querido.

Aqueles que ofereceram versos como Romanos 8:28 ou disseram que "Deus tem um plano", apesar de bem intencionados, machucaram. Um parente disse "Se não te mata, isso te deixa mais forte". No entanto, o que eu ouvi foi: "Seu pai não era forte o suficiente para lidar com seu acidente vascular cerebral e depressão, então ele tirou sua própria vida". O que significava como um bem-intencionado "Você pode lidar com isso" soou mais como "Seu pai não conseguiu lidar com isso ".
 
Os cristãos que se suicidam vão para o inferno?
Os cristãos geralmente assumem que o suicídio é um pecado imperdoável e que aqueles que cometem suicídio automaticamente vão para o inferno. Esse é um equívoco que acredita em uma visão transacional do pecado e do perdão, onde, se não confessarmos o pecado do suicídio depois que ele ocorra, não pode ser perdoado. Mas essa ideia vem mais de Agostinho e da teologia medieval do que da Bíblia. As Escrituras na verdade não dizem que o suicídio nos separa de Deus pela eternidade. O pecado imperdoável nunca é equiparado ao suicídio na Escritura. Alguém como Sansão morreu por sua própria mão, mas ele ainda está incluído em Hebreus 11 entre os heróis da fé. E a promessa em Romanos 8 é que "nem a vida nem a morte" nem a morte por suicídio "podem" separar-nos do amor de Deus em Cristo.

Eu estava em um programa de rádio recentemente, onde um interlocutor disse: "Eu sempre acreditei que o suicídio automaticamente envia para o inferno, e isso impediu-me de me matar. Agora estou confuso porque se você me disser que o suicídio não envia automaticamente para o inferno, isso não deixa as confiantes para cometer o ato? " 


Eu disse algo ao longo do caminho: "Bem, o suicídio nunca é visto positivamente na Escritura. Há sete suicídios relatados, do rei Saul para Judas, e eles sempre são retratados negativamente. Eles nunca são o plano de Deus para a vida de ninguém. Mas também não é o pecado imperdoável que condena automaticamente alguém pela eternidade ".
Coloquei o suicídio na categoria literária de tragédia. Na tragédia grega ou de Shakespeare, alguém é desfeito por uma falha fatal interna, e o herói trágico morre porque algo deu errado em sua história. Quando pensamos nisso e nos nossos amados que perdemos em suicídio, isso nos ajuda a entender. Não desculpa sua ação, mas nos ajuda a ter compaixão e empatia por eles.

Qual seu conselho sobre como falar do assunto com as crianças?
Em muitos casos, as famílias tentam encobrir a verdade para "proteger" as crianças. As crianças podem não entender por que um pai tomou sua própria vida e, portanto, a tentação é falar em termos como "Oh, houve um acidente" ou "Mamãe não queria tomar essas pílulas". Isso pode funcionar por um tempo, mas, inevitavelmente, as crianças crescem e ouvem a história completa de alguém que não sabe que não deveriam falar sobre isso. Não só isso os leva a sofrer a perda de seus pais dessa maneira, como também se sentem traídos por aqueles que esconderam a história. É melhor falar com franqueza, mas de modo apropriado à idade das crianças para ajudá-las a entender: “mamãe sentiu que não podia continuar vivendo. Seu sentimento era como uma doença ou doença que a impediu de ver a esperança para o futuro. Ela sentiu como se não pudesse continuar”.

Devemos tranquilizar as crianças de que não têm culpa. As crianças pequenas são particularmente egocêntricas, e muitas vezes pensam que elas causaram algo. Então, precisamos reforçar: "Não foi sua culpa que mamãe ou papai fizesse isso. Eles são responsáveis ​​por suas próprias ações ".

Após seu primeiro livro, como suas próprias crenças, pensamentos e sentimentos sobre o suicídio mudaram?
Eu me aflijo um pouco diferente agora como pouco mais de 40 anos do que eu fiz como pouco mais que 20. Eu experimentei o sofrimento inicial como uma pessoa de 20 que perdeu seu pai. Agora, quase 20 anos depois, o sofrimento muda, e me aflige como o avô que meus filhos nunca conheceram. Lamento todas as conversas que não tivemos ao longo dos anos.


O que me choca é sero suicídio tão comum. O DCCT (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) disse no ano passado que as taxas de suicídio aumentaram cerca de 24% nos últimos 15 anos em quase todas as categorias demográficas. Cada suicídio deixa, em média, 6 a 10 pessoas - filhos, pais, cônjuges. São centenas de milhares de pessoas que estão passando por essa perda todos os anos. 


O suicídio tocou muitas pessoas, e nem sempre estamos conscientes de sua prevalência até que aconteça. Infelizmente, as pessoas ficam surpresas com isso e sentem que estão sozinhos. Eles precisam saber que existem outros que passaram pela mesma experiência.

Quando se trata de suicídio, existem medidas preventivas que podemos tomar?
O livro “Prevenção de Suicídio” de Karen Mason argumenta que pessoas que estão pensando em suicídio querem ser resgatadas. Eles nem sempre podem articular este desejo, mas as pessoas que experimentam ideação suicida são muitas vezes divididas entre o desejo de morrer e o desejo de viver. Quando o desejo de morrer supera o desejo de viver ou exceder a capacidade de mecanismos de enfrentamento para lidar com suas dores, é quando ocorre o suicídio. 


Mas o suicídio pode ser prevenido com recursos, comunidades, apoio e aconselhamento. Terapeutas e conselheiros dizem que você pode reduzir a dor ou aumentar a capacidade de lidar com a dor. Isso pode ser feito através de aconselhamento, terapia, medicamentos ou antidepressivos. 


A igreja não deve ter medo de psicologia ou medicina. Às vezes, os cristãos pensam: Oh, isso não é espiritual. Se nós apenas acreditamos ou oramos mais, então poderemos curar isso. Mas, não, são maneiras pelas quais a igreja pode ministrar um ao outro. Deus nos deu pessoas que são pesquisadores e entendem medicina, química do cérebro e neurociência. Quanto melhor entendemos essas coisas, melhor podemos ajudar uns aos outros. Assim como não pensamos que não é espiritual para curar medicamente alguém por câncer ou leucemia, é bom providenciar tratamento para depressão e doenças mentais.

O que traz esperança nesta entrevista tão sombria?
As taxas de suicídio estão aumentando em todos os grupos demográficos. Mas se há uma luz é que a igreja agora está mais consciente de problemas de saúde mental do que era há 15 anos.
Em 2013, o pastor da igreja de Saddleback, Rick Warren, e sua esposa, Kay, perderam seu filho Matthew para o suicídio. Ele teve uma longa história de doença mental, e foi uma experiência devastadora para eles. Mas Kay já lançou o ministério de saúde mental de Saddleback e se esforçou para que a igreja fique mais atenta a essas questões. E, como resultado, as pessoas foram salvas do suicídio por causa de sua história e ajudando as pessoas a estar conscientes das realidades da doença mental.

Sou grato pelo trabalho de pessoas como Kay e Amy Simpson e seu livro “Mentes Perturbadas”. Existem recursos disponíveis para a igreja que não existiam há 15 anos. Na medida em que as pessoas são mais explícitas sobre as realidades da doença mental e do suicídio, mais podemos ajudar aqueles que lutam e salvam as pessoas em risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário