quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Mitos a respeito do suicídio

1] Pessoas que falam sobre o suicídio não intencionam cometê-lo.
   A verdade é que a pessoa que está pensando em suicídio pode, ao falar da ideia, esta buscando auxílio e apoio.Um número significativo de suicidas em potencial experimenta um sentimento de falta de esperança, ansiedade e depressão.
2] A maior parte dos suicídios ocorre sem aviso prévio.
   A grande maioria de suicídios é precedida de sinais de aviso, seja pelo comportamento, seja pela fala. Na prevenção ao suicídio, compreender e estar alerta a estes sinais é importante.
3] O suicida está determinado a morrer.
  Pelo contrário, as emoções do suicida são ambivalentes: morrer ou viver são possibilidades.Muitas vezes o impulso é instintivo, e isto não significa decisão por morrer. Apoio emocional é importante na prevenção do suicídio.

4] Somente pessoas com distúrbio mental cometem suicídio.
    Comportamento suicida indica infelicidade, e não doença mental. Muitas pessoas com distúrbios psiquiátricos não tem atitudes suicidas

5] Conversar sobre suicídio é uma forma de incentivá-lo
   O estigma generalizado que cerca o suicida torna muito difícil à pessoa com esta ideia encontrar alguém para conversar sobre o assunto. Mais que encorajar o suicídio, conversar abertamente com a pessoa dá a ela outros pontos de vista, outras opções e tempo para repensar; consequentemente, prevenindo o suicídio.

fonte: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/131056/1/9789241564779_eng.pdf?ua=1&ua=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário