O câncer de colo uterino é o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres. É uma doença de evolução lenta, de crescimento silencioso e sem sintomas nas faseas iniciais. Entretanto, pode ser facilmente diagnosticado, tratado e curado.
Um dos principais fatores associados a essa doença é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV).
Esse vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer de colo uterino e já pode ser prevenido por meio de vacinas. A infecção pelo HPV ocorre por meio da relação sexual desprotegida (sem camisinha / preservativo) e muitas vezes pode não apresentar sintomas.
Outros fatores de risco são o início precoce da atividade sexual (antes dos 18 anos), multiplicidade de parceiros sexuais e o hábito de fumar.
A medida mais eficaz e segura para a detecção precoce é visitar periodicamente seu ginecologista e fazer o rastreamento da doença por meio do exame Papanicolau.
Este é um exame simples, indolor e muito eficaz para detectar o câncer de colo uterino desde os estágios iniciais, além de ser rápido e muito prático, pois é feito pelo ginecologista, no próprio consultório, durante o exame de rotina.
O exame Papanicolau, mais conhecido como preventivo, deve ser feito pelas mulheres com 25 anos ou mais que têm ou já tiveram atividade sexual.
A data do novo exame será orientada pelo seu médico.
fonte: folheto educativo da Unimed Belo Horizonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário