segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A Solidão de idosos na Dinamarca

Escrevi uma reação ao vídeo Solidão de idosos na Dinamarca

O escritor Knud Romer fala sobre a morte de seu pai e a solidão dos idosos na Dinamarca, um país várias vezes eleito o mais feliz do mundo.

"Uma folha cai ao Céu" é o nome do documentário sobre o pai de Romer, produzido por Didde Elnif e Anders Birch.

Reclamamos de nossos hospitais e postos de saúde da periferia? Olhamos para o chamado Primeiro Mundo como modelo de eficiência e justiça? Este vídeo  mostra o descuido dos velhos, crianças, doentes, na rica Dinamarca pós-cristã pois pós-moderna. O escritor, bom observador põe o dedo na ferida de seu pais , parecido com outros países europeus.  Temos a dispersão das famílias, a perda de compaixão provocado pela sociedade competitiva, consumista, sob o modelo econômico que maquiniza pessoas e vitima laços familiares e dignidade das pessoas. Um depoimento  de um escritor que fala da frustração do  ideal familiar de compartilhamento e  cuidado mutuo. Conta suas próprias dificuldades em lidar com seu pai. Quem atribui ao Estado o poder de cuidar de nossos destinos e garantir a felicidade dos idosos e crianças, em trabalhos mediados por funcionários burocratas,  não tem noção do que acontece mesmo entre os mais ricos países.

Knud Romer ataca a institucionalização do cuidado de idosos, hoje vista como panacéia.  O que se pode esperar dos médicos? Como anda o laço social que pressupõe confiança entre as pessoas? O autor denuncia como a solidariedade e a compaixão tem minguado nos paraísos do "bem-estar-social".

E depois da morte, quando o corpo chega na funerária? Qualquer semelhança com o que acontece no Brasil não é coincidência e sim a lógica da dessacralização da vida,  da ausência de ritualização  fúnebre. Como tudo é feito à sangue frio, pragmaticamente. Morte asséptica, burocratizada. Lamenta  a morte do sentido humano da existência devorado pela racionalidade maquinal do trabalho e cultura. A própria entrevistadora encarna esta atitude quando, no auge da exposição do jornalista, que fala analisa profundamente questões morais e filosóficas implicadas no estilo de vida dá-lhe um corte na fala pois o tempo acabou! 
Ageu 04/10/13

vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=S09zpRXm1U8&hd=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário